domingo, 26 de maio de 2013

O regime Fascista e Nazista

O totalitarismo é um sistema político no qual o poder fica concentrado na mão do governante, não abrindo espaço para a democracia nem qualquer partido de oposição. O líder é quem toma todas as decisões e decreta leis.
As características comuns dos governos totalitários são: o nacionalismo (a nação representa a prioridade da sociedade), o coletivismo (todos trabalham juntos para a construção do país), o militarismo (a guerra e a expansão salvam, regeneram e criam prosperidade), o anticomunismo (comunismo não era aceito como regime político), o antiliberalismo (culpavam o liberalismo pela crise e quebra econômica), o autoritarismo (fechamento político sob o controle do governante); a repressão, a censura, e a propaganda como forma de culto ao líder; e o expansionismo territorial.
O totalitarismo foi impulsionado na Europa pelos gastos na Primeira Guerra Mundial e todo seu prejuízo, juntamente com a crise econômica que ocorria na Europa e nos EUA. Além disso, os partidos totatilaristas de extrema direita queriam frear a influência socialista na Europa. A Itália de Mussolini e a Alemanha de Hitler foram nações totalitaristas, além da Espanha Franquista e do Salazarismo em Portugal. Neste artigo será tratado especificamente do nazismo alemão e do fascismo italiano.

O Fascismo
Representado por Benedito Mussolini, o fascismo nasceu na Itália em 1919. O termo deriva de fascio - nome do grupo político que surgiu na Itália no fim do século XIX e começo do século XX. O partido fascista italiano foi conhecido como milícia dos Camisas Negras e seu ascendência ocorreu com o discurso anticomunista , apoiado pela burguesia e classe média majoritárias.

Cartaz fascista. “Fascismo: um estilo de vida ontem, hoje, amanhã, para a honra da Itália”


Em 1922, ocorreu a “Marcha sobre Roma” – manifestação fascista com característica de golpe de Estado. Mussolini se tornou o Primeiro-Ministro da Itália, alcançando a maioria parlamentar e, consequentemente, poderes absolutos no governo do país.
Durantes as eleições de 1924, os representantes políticos fascistas eram a maioria no parlamento. Os socialistas denunciaram a estratégia antidemocrática fascista, pois estavam inconformados com as fraudes eleitorais e corrupção política, e receberam como resposta o assassinato de Giacomo Matteotti, socialista, por partidários fascistas.
Em 1925, Mussolini se declarou Duce da Itália, assegurando o fechamento do Estado fascista, implantando o totalitarismo como sistema político da Itália.
Com o Tratado de Latrão, ficou acordado entre os Estados Italianos e o Vaticano a neutralidade e ausência do Vaticano nas decisões da Itália sobre a guerra e o Estado fascista. Tendo o Estado fascista como aliado, a Igreja poderia converter os italianos em fiéis com mais facilidade, ampliando a influência do fascismo na sociedade. A falência da Igreja também era algo preocupante e ponto agravador para que o tratado fosse assinado. Sendo assim, a Itália reconheceu a soberania e a independência do Estado do Vaticano. O novo Estado Teocrático reconheceu Roma como território italiano.
O modelo econômico adotado pelo fascismo foi eficiente na modernização da economia industrial e na diminuição do desemprego. Junto com o nazismo e o fascismo japonês, o fascismo italiano fez parte da aliança chamada de Eixo durante a Segunda Guerra Mundial, onde sob a organização militar e nacionalista, objetivavam o expansionismo militar para o domínio imperialista.

Assinatura do Tratado de Latrão

O Nazismo
A Alemanha se encontrava no período entre guerras totalmente humilhada pelo Tratado de Versalhes – tratado assinado pelos países vencedores da Primeira Grande Guerra, onde a Alemanha assumiu a responsabilidade pela guerra e foi obrigada a cumprir severas exigências políticas, econômicas e militares. Toda essa humilhação gerou no povo alemão o sentimento de revanchismo que impulsionou a Segunda Guerra Mundial.
Em oposição ao regime dos Kaisers, a República de Weimar (1918/1923) surgiu na Alemanha como solução para as crescentes dificuldades em superar as imposições do Tratado de Versalhes. O governo era parlamentarista democrático, onde o presidente nomeava um chanceler que se tornava responsável pelo poder executivo, enquanto o parlamento ficava com o poder legislativo.
No ano seguinte ao da criação da República de Weimar foi fundado em Munique o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores (inspirado no partido fascista de Mussolini) que ganhou adeptos com suas propostas e com a criação da polícia SA – Seção de Assalto os chamados camisas pardas.
Os trabalhadores do Vale do Ruhr iniciaram greves em 1923 em oposição à exploração do trabalho, em um acordo imposto pelos franceses no Tratado de Versalhes. O governo alemão apoiou os trabalhadores, mas também não desrespeitou o acordo com a França e emitiu um número elevado de moedas gerando uma inflação no país. Neste mesmo ano, o partido nazista tentou um golpe fracassado para assumir o poder.
Com a morte do presidente Hinderbug, Hitler assumiu o cargo máximo no governo, sem deixar seu antigo cargo, criou o Terceiro Reich e se autoproclamou Führer. O nazismo alemão foi implementado na Alemanha e com ele teve inicio a perseguições e execuções de milhares de judeus, homossexuais, comunistas, negros e outros que fugissem ao conceito de “raça ariana”, onde os descritos como impuros eram presos e levados a campos de concentração para serem exterminados. O Holacausto, descrito como um massacre em massa nos campos de concentração marcou a ação dos nazistas contra as raças ditas impuras durante a Segunda Guerra Mundial, mas as perseguições na Alemanha Nazista foram legitimadas em 1935 com as Leis de Nuremberg ligadas à questão racial, e que oficialmente tinham o nome de Lei de Proteção do Sangue e da Honra Alemã. Esta lei foi assinada no dia 15 de setembro de 1935 e visava garantir a pureza racial da população alemã. Segundo os nazistas, a mistura de raças criava indivíduos inferiores tanto fisicamente como também intelectualmente. Desse modo, foi proibido o casamento de indivíduos de raças diferentes (principalmente entre alemães e judeus). Além dos judeus, outras raças também eram mal vistas na Alemanha nazista como os ciganos, os eslavos, negros africanos etc. Os indivíduos que fossem casados com pessoas de raças diferentes, obrigatoriamente, deveriam se separar. A simples relação sem casamento entre raças diferentes também era proibida.

A grande massa aderida ao nazismo

A propaganda política do cineasta, agitador e orador Joseph Goebbels foi extremamente importante para a propagação do nazismo. Além da censura, Goebbels fazia filmes que alienavam a população e garantia o culto ao líder estimulando o nacionalismo.

Soldados alemães formam, desenhando a suástica

Foi criada a SS – Seção de Segurança -, que dava apoio aos camisas pardas (SA)., que correspondiam à polícia política, treinada, disciplinada e fiel ao Führer. A Gestapo era responsável pela perseguição e cassação de possíveis subversivos ao regime, sendo a polícia secreta do governo.

Texto escrito por Mariana Meireles

APROFUNDANDO OS ESTUDOS: QUESTÕES DE VESTIBULAR

1) (UFSC) - Os regimes totalitários, que polarizaram a política europeia no período entre-guerras (1919-1939), apresentam muitos aspectos comuns, conservando cada um suas peculiaridades. Assinale os aspectos que caracterizam o nazismo.

(01) Ocorreu na Alemanha
(02) Racismo
(04) Anti-semitismo
(08) Internacionalismo
(16) Antimarxismo
(32) Ocorreu na Itália

SOMA: (      )

2) (UNITAU) O nazismo e o fascismo surgiram:

a) do desenvolvimentismo de partidos nacionalistas, com pregações a favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização surgida após a Primeira Guerra Mundial;
b) da esperança de conseguir estabilidade com a união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas;
c) com a instituição do parlamentarismo na Itália e na Alemanha, agregando partidos populares;
d) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos socialistas;
e) do coletivismo pregado pelos marxistas.

3) (FUVEST) A ascensão de Hitler ao poder, no início dos anos 30, ocorreu:

a) pelas mãos do Exército Alemão, que quis desforrar-se das humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes;
b) através de uma ação golpista, cuja ponta da lança foram as forças paramilitares do Partido Nazista;
c) em consequência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas;
d) a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg, para chefiar uma coalizão governamental;
e) através de uma mobilização semelhante à que ocorreu na Itália, com a marcha de Mussolini sobre Roma

GABARITO:
1- 1 + 2 + 4 + 16 = 23
2- A
3- D

SITES DE PESQUISA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário